segunda-feira, 20 de abril de 2009

ROMANTISMO

Vi ontem na entrevista de António Pedro Vasconcelos a Alexandra Lencastre.
Vi ontem na entrevista de António Pedro Vasconcelos a Alexandra Lencastre.
Vi ontem na entrevista de António Pedro Vasconcelos a Alexandra Lencastre.

Pronto: já disse 3 vezes - estou mesmo acordado.

António Pedro Vasconcelos falou de uma certa coisa. Uma coisa em que eu nunca tinha pensado de forma explícita, mas que sentia. Sentia sem contudo ser capaz de traduzir num pensamento. Sentia sem ser capaz de explicar por palavras. Ouvi António Pedro Vasconcelos e subitamente encontrei essas palavras.

António Pedro Vasconcelos acha que as mulheres não são românticas - românticos são os homens. Alexandra ficou atónita, com ar de quem quer vender cara a derrota, e questionou-o. E ele disse simplesmente: "As mulheres não são românticas, gostam é de homens românticos". Ela calou-se...

E eu a pensar que estava sózinho no mundo...

Sem mais palavras.

sábado, 11 de abril de 2009

F(r)ASES - 5

"Nunca reze pedindo cargas mais leves,
mas sim ombros mais fortes."
(Philips Brooks)



Oh bichinho: não vale a pena sentares-te, pedindo a salvação. Ou fazes pela vida ou vais lamentar-te lá para dentro. Costuma-se dizer: "Fia-te na Virgem e não corras".

Um casamento mal sucedido pode levar-nos a sentar, esperando que o destino se mude. Mas uma coisa é certa: se não queremos que o bico nos triture, temos de ser nós a agir...

domingo, 5 de abril de 2009

RECICLAGEM

A imagem mostra estimativas do tempo que os materiais demoram a decomporem-se. Um filtro de cigarro demora 5 anos a decompor-se, isto é, durante 5 anos é um problema para a natureza: a natureza só absorve o filtro do cigarro ao fim de 5 anos.

Estes tempos de decomposição são tão elevados, que afectam a qualidade de vida do nosso planeta.

Daí a importância da reciclagem dos resíduos, dos restos dos materiais que nós usámos e deitámos fora. Reciclar “é uma forma de valorizar um material que já foi utilizado, transformando-o noutro material útil”.

Eu, Jacinto Lúcio, sinto-me como um resíduo do meu casamento. Sinto-me como os restos de uma coisa que já deu alegrias, felicidade, prazer e bem estar, como um carro velho, uma lata de coca cola ou umas calças rotas.

Se eu, Jacinto Lúcio, resíduo do meu casamento, constasse desta imagem, que tempo indicaria como necessário para me reciclar?

Retomo esta ideia: “reciclar é uma forma de valorizar um material que já foi utilizado, transformando-o noutro material útil”. Os materiais reciclam-se para voltarem a serem úteis aos outros. Eu quero retomar o meu potencial para os outros. Mas também para mim próprio. Ninguém dá sem ter para dar…


Reciclar é preciso. A começar por mim!