sexta-feira, 19 de setembro de 2008

HOSTILIDADE DOS FILHOS


Ontem aconteceu.

O meu adolescente anda irritadiço: início das aulas; início das actividades de ginásio; readaptar-se a amigos e amigas que nas férias, tal como ele, cresceram mais um palmo e mudaram de feitio; sono desregulado; hormonas aos saltos; mau ambiente em casa; ... Tudo contribui para o seu estado intranquilo.

Hoje despejou o saco sobre mim. Confesso: não gosto que isto aconteça, mas sei que às vezes tenho de ser o seu saco de boxe. Houve tempos em que não compreendia essa sua necessidade e reagia mal, mas hoje tento fazer desses momentos oportunidades de aproximação.

Mas ainda não lido bem com os casos em que ele puxa de palavras que me põem em causa perante a mãe. Palavras que eu reconheço das que ela me diz. Não que eles não possam ter ideias comuns – podem. Mas anda no ar um certo perfume manipulativo…

Ao fim dum certo tempo ela veio à conversa. E foi aí que o rapaz acabou por se irritar e desapareceu! Ficámos os dois, o momento ideal para o inevitável "estás a ver, até os teus filhos dizem de ti que...". Pois... dizem, sim, sei que não sou um anjo.

Mas a verdade é que ele não conseguiu adormecer nessa noite: fui para o quarto dele, conversámos lindamente, entendi-o, entendemo-nos. Depois disso, eu ainda fui trabalhar e ele adormeceu com carita de anjo!

E eu também adormeci mais feliz!

1 comentário:

Anónimo disse...

Nao poderei contribuir em muito com a minha experiancia como mae de um rapaz de 19 anos e uma menina de 12. Felizmente o filho passou pela adolescencia com "uma perna as costa", porque nao sei ao certo, mas passou. Sempre fiz questão de lhe por a auto-estima para cima com elogios constantes e muito carinho, evitei a todo o custo que os confrontos com o pai existissem, preferi sempre ser eu a assumir o papel de "má" pois era eu que sabia tocar no seu coração quando as nuvens passavam, era eu que "descia" até a idade dele e conversava de igual para igual. Hoje tenho um filho feliz com um brilho enorme e com uma relação maravilhosa com o pai, uma cumplicidade e amizade unicas. Todos os dias nos abraça com um abraço grande e apertado. Essa é a minha felicidade e é isto que, novamente, tento fazer com a filha que está a entrar na idade complicada. Quando penso no filho q tenho, vejo que valeu a pena, tantas discuçoes com o pai, para defender aquilo em que acreditava, aquilo que o meu coração dizia ser o melhor para ele. Nunca desista, nem perca a força, no fim a recompensa é maravilhosa.